Tradução do artigo  Teaching ESL to children is challenging but also very rewarding.

Ensinar inglês para crianças é desafiador mas também recompensador. Antes de entrar em uma turma de crianças de 10 anos de idade, eu respiro fundo. Crianças não têm absolutamente nenhuma concentração ou atenção, e então eu digo para mim mesma para ir devagar antes de começar. Ensinar crianças requer paciência e uma capacidade para brincadeiras e diversão. Mesmo que pareça óbvio, um erro comum é pensar que crianças são simplesmente ‘pequenos adultos!’ Isso certamente levará o professor ao caminho errado!

Aqui estão algumas dicas para ensinar inglês às crianças:

1. Envolva as crianças em atividades práticas: As mentes das crianças são incrivelmente abertas e eles aprendem absorvendo conceitos e ideias diretamente. As crianças precisam estar ativamente envolvidas. Faça os alunos sentarem-se e levantarem-se de suas cadeiras e moverem-se ao redor.  Cante, e jogue.

2. Evite falar por longos períodos de tempo. Isso faz o nível de energia da sala de aula cair mais e mais. Explique a atividade rapidamente e então dê a partida para ela. Mantenha a energia fluindo! Se a atividade planejada for um fiasco, parta para outra. Mantenha algumas atividades extras à mão com este objetivo. Crianças  precisam de muitos estímulos todo o tempo.

3. As crianças aprendem por meio da interação umas com as outras e com o professor. Tente conversar com cada criança individualmente. Sempre que possível, faça as crianças trabalharem em grupos ou em dupla.

4. Revisão, Revisão, Revisão. Nova informação é absorvida e tem um significado quando é relacionada à informação que os alunos já aprenderam. Rapidamente faça uma revisão de novos conceitos no começo de cada aula.

5. Encoraje os alunos a se corrigirem e a corrigirem os outros alunos. Auto-correção é uma parte importante da aprendizagem. Os alunos devem ser encorajados a perguntar, “Como estou indo?” e “Estou fazendo certo?” em um ambiente aberto e sem críticas. Crianças educadas em culturas autoritárias podem precisar de reforço e encorajamento adicional.

6. Use o que é aprendido em contextos diferentes. Quanto mais contextos usados, melhor, e quanto mais os contextos forem concretos e ‘realistas’, melhor. Faça-o real para os alunos falando sobre eles e sobre suas vidas.

7. Elogie, Elogie, Elogie. Encoraje e eduque as crianças de forma natural. A aprendizagem acontece quando os alunos estão motivados e sentem-se bem em relação a si mesmos.

Olhando para trás, os meus anos de ensino, levei um tempo para me acostumar com as aulas de crianças, mas foram as mais memoráveis e divertidas!

George and Daisy Stocker have traveled the world teaching ESL to children and adults. Their website, www.esl-storybooks.com offers ESL curriculum, including textbooks and Storybooks for children age 7 – 12. Their adult ESL site, www.efl-esl.com offers ESL activites and curriculum for adults.
Anúncios